Educação infantil


3 perguntas
Lino de Macedo
Foto: Karine Basilio
Professor do Instituto de Psicologia da USP fala sobre o desenvolvimento dos 4 aos 6 anos. Como se caracteriza o pensamento da criança pré-escolar? Ele é principalmente substitutivo e imitativo. Substitutivo porque ela descobre que objetos, pessoas e ações podem ser trocados ou evocados por outros. Imitativo porque ela entra no universo da ficção: imagina e faz correspondências. De que maneira o faz-de-conta desenvolve as linguagens? No faz-de-conta, a criança realiza um esforço de tradução. Ela não é velha, mas representa esse papel no jogo simbólico. Também não é um bicho, mas pode imitá-lo. Esse fingimento aumenta o repertório das diversas linguagens, como o desenho, a fala, a música e a dança. Como aproveitar a capacidade de representação? A criança descobre simbolicamente a importância do adulto em sua vida e as diferenças entre ambos. Isso ocorre, por exemplo, quando ela faz de conta que é mãe e repreende o fi lho. Cabe ao professor, portanto, possibilitar que ela entenda essa assimetria e, ainda que intuitivamente, o valor do adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário