Carreira profissional



Como fica o curso de pedagogia
Entenda o que muda na sua vida com o decreto que altera a formação dos docentes da Educação Básica
Priscila Ramalho
Geyson Magno/ Limiar


Helena, com seus alunos do sítio Serra Nova: cursos especiais vão garantir o diploma de magistério

O ano passado terminou com uma notícia polêmica na Educação. Decreto assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 6 de dezembro retirou do curso de Pedagogia a habilitação para o exercício do Magistério. Com a nova regra, só poderá lecionar na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental quem cursar o Normal Superior, modalidade que será criada no ano que vem. A Lei de Diretrizes e Bases, LDB, já previa a criação desse curso. A surpresa foi o decreto colocá-lo como exigência para essas séries. Como a medida deixou muita gente confusa, Nova Escola procurou o presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Éfrem de Aguiar Maranhão, um dos idealizadores do novo curso, para tirar suas dúvidas.

Divulgação


Éfrem Maranhão: as mudanças serão implantadas gradativamente

Em primeiro lugar, Maranhão pede calma: "Estamos alterando pontos-chave do sistema de formação dos professores o que já era necessário há um bom tempo , mas nada acontecerá de um dia para o outro". Ele explica que as mudanças não vão atingir quem já leciona, seja na rede pública, seja na privada. "Para os atuais professores, o curso é recomendável, mas não compulsório. Ninguém vai perder o emprego."

Para se adaptar aos novos parâmetros educacionais, os professores que estão no sistema poderão fazer treinamentos e cursos de atualização. Se quiserem cursar a nova faculdade, poderão eliminar até 800 horas (um ano) de estudo.

As instituições de ensino têm até 2004 para se adaptar à nova legislação. Até lá, o curso de Pedagogia continua oferecendo a habilitação ao Magistério. As diretrizes curriculares do novo curso serão criadas ainda neste semestre pelo CNE. "De maneira geral, os alunos terão maior formação em metodologia para alfabetizar, além do reforço dos conteúdos disciplinares", explica o ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Leia nos três quadros o que acontece com os leigos, com quem já leciona sem ter um curso superior e com quem acabou de se formar em Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário