O meu diploma continua valendo?


O meu diploma continua valendo?

Eduardo Albarello


Evandro Galini, formado em Pedagogia: habilitação para lecionar será concedida até 2004

Marcos Evandro Galini tem 25 anos e as mudanças na habilitação do curso de Pedagogia quase estragaram sua festa de formatura no ano passado. "Fomos pegos de surpresa, e ainda por cima por um documento impreciso e contraditório", diz. "O que acontece com quem acabou de se formar?"

Éfrem Maranhão, presidente do CNE, garante que nada muda para quem é formado ou já está cursando Pedagogia. Quem entrar no curso até 2004 também sai com a habilitação para o Magistério. Mas quem começar a faculdade depois disso, ou seja, de 2005 em diante, terá apenas o diploma de pedagogo apto a trabalhar na administração, no planejamento, na inspeção, na supervisão e na orientação educacional.

Nesse caso, para lecionar, o pedagogo terá de complementar sua formação com o diploma do Normal Superior, que será oferecido por instituições de Ensino Superior públicas e privadas ou pelos Institutos Superiores de Educação, unidades acadêmicas que serão criadas especificamente com esse fim.

Na Universidade de São Paulo (USP), a Pró-Reitoria de Graduação optou por não criar essa carreira, ao menos por enquanto. "Não concordamos com o decreto e achamos que o curso de Pedagogia satisfaz as necessidades da educação nacional", diz a diretora da Faculdade de Educação, Myriam Krasilchik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário